domingo, 27 de abril de 2014
Escolhendo o combustível certo para seu carro
Escolhendo o combustível certo para seu carro
A relação de eficiência entre gasolina e álcool nos carros flex varia de acordo com o modelo, mostrou um teste do Inmetro. Na média, o índice fica abaixo dos 70% usados comumente no cálculo.
Os extremos no teste do Inmetro, que checou 327 modelos e versões (70% do volume de vendas nacional), foram de 60%, no mínimo, a 74%.
Por isso, para decidir corretamente quando vale a pena usar um ou outro combustível, o ideal é consultar os valores para o modelo do seu veículo.
O índice pode mudar de acordo com o uso cidade e estrada, a forma de dirigir, a calibragem de pneus, carga dentro do veículo e manutenção. O motorista pode calcular seu coeficiente individual medindo o consumo por litro com cada combustível.
É preciso ficar atento para não ser seduzido pelos valores e esquecer a qualidade. Para isso alguns cuidados básicos são necessários e evitam dores de cabeça.
Os combustíveis adulterados recebem, normalmente, água ou solventes e esses produtos corroem as partes internas do motor danificando totalmente seu veículo. A queima do combustível adulterado não acontece de forma adequada.
Existem mais 35.500 estabelecimentos em todo o país, e o que deveria ser uma vantagem para o consumidor, passou a representar perigo.
Preços muito baixos ou prazos muito longos para pagamento podem indicar que o combustível vendido possa estar adulterado.
As mais tradicionais companhias distribuidoras criaram programas de qualidade para diferenciar seus produtos e realizam muitas promoções com os postos de suas bandeiras. Além disso, investem muito dinheiro na padronização dos pontos-de-venda, para que o consumidor tenha uma identificação visual imediata.
É preciso estar sempre atentos, pois existem postos cuja bandeira (marca da distribuidora) se parece com a de uma grande companhia, possuem as mesmas cores e demais elementos visuais. Existem também os que não possuem marca, mas trazem as mesmas cores de uma grande distribuidora. Quando procura um posto para abastecer o veículo, o consumidor se preocupa, antes de tudo, com o trânsito e as condições para entrar naquele posto, e esses detalhes acabam passando despercebidos.
O fato de o posto revender produtos de uma marca menos conhecida não significa que comercializa produtos adulterados ou sonega imposto. Geralmente, as companhias investem na padronização visual, que vai desde as placas de sinalização até o uniforme dos frentistas. As companhias também realizam constantemente campanhas promocionais. Logo, a existência de cartazes e outros materiais anunciando esses eventos, apontam para um relacionamento estreito entre o posto e a distribuidora.
Os postos são obrigados a informar claramente de qual distribuidora compram o combustível que revendem. E devem manter à disposição dos clientes densímetros (para medir a qualidade do produto) e balde (aferidor volumétrico para medir a quantidade que sai da bomba). Aliás, as bombas devem estar sempre limpas e ter o selo de certificação do Inmetro.
Abastecer no mesmo posto e pedir sempre a nota fiscal, também são ferramentas úteis para ajudar no controle da qualidade dos combustíveis. Nestas situações, fica mais fácil identificar, através do comportamento do veículo, se o posto está vendendo produtos adulterados.
Busca:comprar carros,comprarcarro,compra carro,compracarros,compra e venda de carros,quero comprar um carro,compro carro,site de compra de carros,carros compra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário e nos ajude a melhorar nossas páginas.